quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

COMO SE LIVRAR DO FACEBOOK OU QUALQUER REDE SOCIAL



Quer conhecer um método simples e caseiro para se livrar do Facebook e deixar de jogar dezenas de horas da sua semana no LIXO, melhorando sua produtividade no trabalho e nos estudos? Mas LEIA ATÉ O FINAL, inclusive as observações finais. Eu exemplifiquei com o Facebook, mas o procedimento se aplica a QUALQUER REDE SOCIAL, como Orkut, Twitter, etc.

Esse método faz com que você tenha acesso mais limitado à sua conta, com a frequencia de acesso determinada por você, previamente, e NÃO requer que você apague a conta inteira, o que seria inconveniente, pois assim como eu, você quer manter o contato com amigos e parentes, pelo menos de vez em quando, mas de uma forma que não tome tanto o seu tempo útil.

Ao final desse processo, você vai notar que o Facebook não faz tanta falta assim na sua vida (não a toda hora, tomando seu tempo, sugando a sua produtividade, etc), e que o uso intenso é apenas uma fruto de uma compulsão. Quando começar a acessar só uma vez por semana (é o período que eu uso, e acho ideal, pro meu caso), e se acostumar com isso, vai ver QUANTO TEMPO você simplesmente desperdiçava, jogava no lixo, que poderia usar pra coisas muito mais úteis.

Olhando assim de primeira, parece um procedimento longo de fazer, com 5 passos, mas depois que você se acostumar, não leva nem 1 minuto pra fazer a redefinição da senha e a programação do envio no futuro. Você vai ver.

Bom, vamos então ao passo a passo pra restringir o acesso à sua conta e ter muito mais tempo livre no seu dia-a-dia, criando mais momentos de relação pessoal direta com seus pais/parentes, namorado/namorada, filhos, etc., ou seja, pessoas REAIS que vivem com você no mundo real, na sua casa, e não no mundo virtual onde as pessoas só querem ficar se exibindo, criticando tudo o que vêem pela frente, mostrando que sabem de tudo, e sendo arrogantes.

1) Remova seu email cadastrado no Facebook para a recuperação de senha (essa parte é opcional e ARRISCADA. Fica a critério de cada um fazer isso OU NÃO, pois caso faça alguma besteira durante esse procedimento, não terá como recuperar sua conta NUNCA MAIS). Uma outra opção seria cadastrar como email de recuperação o email de um familiar de confiança, como seu irmão, seus pais, etc., e você tem que falar pra essa pessoa pra não te dar acesso ao email DE FORMA ALGUMA (senão nada disso aqui funciona). Esse email de recuperação deve ser usado só em caso extremo, se você fizer alguma besteira e não conseguir mais acessar sua conta;

2) Crie uma senha nova aleatória no site strongpasswordgenerator.com. Recomendo criar com 15 caracteres, e sem caracteres especiais;

3) Mude a sua senha do Facebook da ATUAL para a NOVA SENHA que você acabou de gerar no site do item 2. E pra não ter ERRO de digitação, copie e cole a senha (ao invés de digitar "no olho");

4) Cadastre-se no site lettermelater.com, e envie (usando a opção "compose") pro seu próprio email (o seu email mesmo, o que você normalmente usa e tem acesso livre), numa data futura que você vai escolher (digamos, daqui a uma semana), a senha que você gerou no site do item 2 (também copiando e colando!). Lembre-se de clicar em "More Options" e depois "Hide" --> assim você não poderá ver o conteúdo desse email (e consequentemente, a senha) antes de ele ser enviado na data estipulada (no caso de uma "recaída").

5) Faça logout no Facebook, lembrando de clicar na opção em que o Facebook te desconecta de todos os dispositivos conectados ainda com a senha antiga (ex: outros computadores e o seu celular). E apague a senha nova da área de transferência (basta copiar e colar um texto qualquer). 

Feito tudo isso, você mudou a senha do seu Facebook pra uma senha que você não conhece (porque a senha gerada pelo site do item 2 é bem complicada, impossível de decorar só olhando uma vez), e nem tem acesso a ela antes da data que você programou pra ela ser enviada automaticamente pro seu email. Ou seja, mesmo que você queira usar o Facebook, não vai conseguir, porque você não tem mais a senha, até que o email chegue.

Ao acessar o Facebook daqui a uma semana, procure ser breve (eu costumo utilizar por 45 minutos apenas): responda as mensagens que recebeu, dê uma navegadinha ("de leve"), mas não fique mais de 1 hora. Quando terminar de usar, repita o procedimento desde o passo 2, para bloquear o acesso novamente até a próxima semana.

IMPORTANTE: use esse método por sua conta e risco. Antes de fazer esse procedimento "na real", faça um teste antes, tanto com o site de geração de senha quanto o de envio de emails, para se certificar de que aprendeu a utilizá-los corretamente!! 

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário, que responderei com prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário